Translate

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

DANÇAS FESTAS e personagens do folclore.

DANÇAS FESTAS e personagens do folclore.



O jeito de a gente ser

O folclore nordestino é um dos mais ricos do Brasil, pela variedade de suas peças, pela beleza dos seus rítimos e pela graciosidade de seus movimentos. A Paraíba é dona de um rico acervo folclórico que se manifestam em danças, folguedos, peças de teatro e outras formas que a imaginação popular vem guardando a centenas de anos, preservando um patrimônio único de nossa identidade.
A Nau Catarineta, o Bumba-meu-Boi, o xaxado, o côco-de-roda, a ciranda e as quadrilhas juninas tem a marca registrada da alegria de nossa gente e de sua capacidade inventiva. Grupos como o de dança do SESC "Tenente Lucena" são repositórios dessas tradições que são passadas de geração a geração e levadas até os jovens como forma de manter acessa a chama de nossa cultura e dos nossos costumes.
Profundamente ligado as sua raízes, o paraibano cultiva com carinho essas manifestações populares que tem seu grande momento na época das festas de São João, onde praticamente em cada bairro, surge uma quadrilha junina, um grupo de danças típicas, para alegrar as festas e movimentar a comunidade.
Nas escolas e na universidade, o folclore é cultivado, não como matéria de estudo, mas como forma viva, capaz de fazer interessar as novas gerações, cientes de que ali estão suas raízes mais caras.
Forma viva de expressão popular, o folclore impressionam pela sua riqueza de cores e rítimos, retratam a alma de um povo que soube vencer as adversidade e fazer da vida um motivo de alegria.




O Maior São João do Mundo - Criado em 1983 pelo então prefeito Ronaldo Cunha Lima, o evento campinense denominado "Maior São João do Mundo-colheita próxima. O que se colhe de imediato porém, nos 30 dias de festa, é muita alegria, amizade e confraternização, num clima de paz absoluta. Todas as tradições estão presentes. Da quadrilha ao bolo de milho, das adivinhações às brincadeiras, o balão, o pau de sebo, os fogos de artifício. Fazendo parte do calendário turístico nacional da EMBRATUR, o São João transforma Campina Grande num grande arraial junino. Em todos os bairros o Forró dá as cartas.








- A Festa do Bode Rei, em Cabaceiras, reconhecida nacionalmente pela tematização. O Reisado e a corrida de jegue de Zabelê.


Zabe da loca


Tocadora de pífano.

Tornou-se conhecida como Zabé da Loca quando morou por 25 anos numa loca (gruta). Retirou-se do sertão pernambucano para a Paraíba ainda menina. Conheceu logo o trabalho rural, sem chances de freqüentar a escola. Aos sete anos aprendeu a tocar "pife" com o irmão Aristides, do qual, já adulta, não soube mais o paradeiro. Dos 15 irmãos, Zabé viu morrer oito, de fome, sede e doença. Passou a vida entre o trabalho com a enxada e o ofício do pífano. De aparência frágil, com 1 metro e meio de altura, olhos azuis e rosto, desde cedo, marcado pelo trabalho ao solo, teve que conviver com o assédio dos donos das fazendas em que trabalhou quando jovem. Por conta desta situação, engravidou e deu a luz a uma menina. Mais tarde, encontrou seu companheiro, Delmiro, de quem mais tarde ficou viúva, e com quem teve dois filhos. Com grandes dificuldades de ordem financeira, ao ter sua casa desmoronada, Zabé foi morar com a família sob duas pedras na Serra do Tungão, permanecendo lá por 25 anos. Precisando trabalhar na roça, e não tendo com quem deixar as crianças, cavava buracos no chão, sob as sombras da árvores, cobrindo-os com trapos, para que ficassem ali protegidas até o fim de sua jornada de trabalho. Em 2003, passou a morar no assentamento Santa Catarina, município de Monteiro, sertão do Cariri na Paraíba, distante 322 quilômetros de João Pessoa. A loca de Zabé continua intocável e deve se transformar num ponto de visitação turística e de preservação cultural.
c

z


z Criado em 1982, com o objetivo de pesquisar, preservar e difundir a cultura nordestina, o grupo Tropeiros da Borborema, reconhecido como um dos mais autênticos e expressivos do Brasil, já percorreu quase todos os estados brasileiros e representou o País com absoluto sucesso na França, Espanha, Portugal e Coréia do Sul em importantes festivais internacionais, sendo classificado como o grupo mais

Nenhum comentário: